Cinema

“Homem de Ferro 3” começa com a seguinte frase do protagonista: “Um homem certa vez disse: ‘nós criamos nossos próprios demônios’.”

“Superman – O Filme” (EUA – 1978), dirigido por Richard Donner, é uma das versões mais fiéis da história clássica do personagem. Contou em seu elenco com o eterno super-homem, Christopher Reeve, além de Gene Hackman, Marlon Brando e Glenn Ford.

“An Education” é um filme inglês (2009), baseado no livro autobiográfico da jornalista Lynn Barber. Ambientado em uma Inglaterra de 1961, traz como protagonista Jenny Millar (Carey Mulligan), no papel de uma adolescente de 16 (dezesseis) anos e filha única, que vive com os pais na periferia de Londres. Cursa o equivalente ao nosso ensino médio e sua vida consiste, basicamente, em ir à escola, às aulas de Violoncelo e permanecer em casa estudando. Seus pais sonham que ela ingresse em Oxford, onde, como eles dizem, ela poderá “ser alguém na vida”. Mas Jenny, como adolescente, também tem seus desejos e preferências pessoais. Gosta de estudar francês e quer conhecer Paris, embora seja sempre repreendida pelo pai por isso, sob o argumento de que isto não a levará a lugar algum, principalmente pelos franceses não gostarem dos ingleses.

Taxi Driver é um filme estadunidense de 1976, dirigido por Martin Scorsese, com trilha sonora de Bernard Herrmann. Tem em seu elenco Robert De Niro, Jodie Foster e Cybill Shepherd. Foi vencedor do prêmio “Palma de Ouro”, em Cannes.

O “Senhor das Moscas”, ou “Lord of the Flies” no original, é um romance escrito pelo inglês William Golding e publicado em 1954. Na época, não vendeu mais do que 3.000 cópias, antes de ser retirado do mercado. Em 1983, contudo, após ressurgir e ser sucesso de público, rendeu a seu autor o prêmio Nobel de literatura. A obra recebeu duas adaptações para o cinema. A primeira, em preto e branco, em 1963, dirigida por Peter Brook. A segunda, em cores, em 1990, com Harry Hook. É desta última versão que falarei abaixo.

“As Invasões Bárbaras” (“Les Invasions Barbares”) é um filme canadense, dirigido por Dennys Arcand, que ganhou Oscar de melhor filme estrangeiro em 2004. Seu enredo traz Rémy, um professor universitário, próximo à aposentadoria, que se vê, de súbito, com uma doença gravíssima, com poucas chances de cura. Sentir a presença iminente da morte causa em Rémy uma série de reflexões sobre sua vida; suas crenças, valores e ideologias; enfim, o coloca em confronto com o que ele fez e o que deixou de fazer ao longo de sua vida.

“PEIXE GRANDE e suas Histórias Maravilhosas” (2003) é um filme dirigido por Tim Burton, baseado no livro “Big Fish: A Novel of Mythic Proportions”, de Daniel Wallace, e que trata da relação pai e filho. Edward Bloom (Albert Finney) é o pai que sempre contou sua vida para seu filho, Will Bloom (Billy Crudup), mesclando fantasia e realidade. O filho, quando criança, encantava-se com as narrativas mágicas do pai, mas, ao se tornar adulto, passou a não mais aceitá-las. O mito do pai herói e perfeito desapareceu. Will agora quer fatos e não ficção. Quer conhecer a pessoa, e não o rótulo do pai. Chega a sentir vergonha do pai quando este conta suas histórias para outras pessoas, mesmo que estas fiquem admiradas com elas. Para Will tudo não passa de fantasia do pai; de uma fuga da realidade. Em certo momento, Will chega a dizer para si: “éramos como estranhos que se conheciam muito bem”.

Lixo Extraordinário é um documentário produzido por brasileiros e britânicos, entre agosto de 2007 e maio de 2009, no maior aterro sanitário do mundo, em Jardim Gramacho, periferia da cidade do Rio de Janeiro. O filme mostra a iniciativa do renomado artista plástico brasileiro, Vik Muniz, que se propõe a acompanhar o trabalho dos catadores de material reciclável no local, que trabalham sobre montanhas de lixo ali acumuladas. Vik tem por objetivo produzir alguma espécie de arte a partir de suas impressões pessoais dali, porém não tem a menor ideia do que irá fazer e, muito menos, do que irá encontrar pela frente. Porém, uma coisa é certa: o produto da venda da obra a ser produzida deverá ser revertida para a própria associação dos catadores, que organiza os trabalhos no aterro.

Página 1 de 4